quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

on
Eventos

Eventos podem ser definidos como ações instantâneas ou estímulos que causam respostas do sistema, exigindo assim, alguma reação do sistema. Os eventos podem ser classificados em duas categorias: eventos externos e eventos internos. 
i. Eventos externos: São os mais fáceis de encontrar. Eles são qualquer estímulo ao sistema que tem origem fora dos limites do sistema. Por exemplo, a solicitação de um pedido pelo cliente. Para identificar eventos externos, focalize nos eventos e faça perguntas, quem e o que está provocando o evento? 

ii. Eventos internos: Um tipo de evento interno é um temporizador que provoca alguma reação no sistema. Por exemplo: todos os dias a partir da 16:00 horas o sistema deverá emitir o relatório de vendas realizadas. Portanto, às 16:00 horas será ativado o processo de geração e impressão de relatórios. Novamente focalize nos eventos e faça perguntas, quem e o que está provocando o evento?
Os eventos externos são de muita importância para se elaborar o Diagrama de Casos de Uso. Ao se definir um evento externo deve-se sempre verificar se são satisfeitas as seguintes condições:

1. O evento vem do meio ambiente?
2. O evento é instântaneo?
3. O evento requer uma resposta pré-planejada do sistema?
Se for o caso de um evento não satisfazer todas essas condições, na verdade ele não pode ser considerado um evento externo. A tabela abaixo mostra um exemplo de um evento externo válido e um inválido. 

Evento
Vem do Meio Ambiente?
É Instantâneo?
Requer uma Resposta do Sistema?
Processamento do cálculo de desconto
Não
Não
Sim
Solicitação de cadastro
Sim
Sim
Sim

No exemplo, mostrado na Tabela acima o "evento" -processamento do cálculo de desconto- não é um evento externo, pois, mesmo que desencadeie respostas do sistema, não ocorre no meio ambiente ( na verdade é um processo do sistema ), além de não ser instantâneo.
Por outro lado, o evento “solicitação de cadastro” é um evento que vem do meio ambiente, é instantâneo e acarreta uma resposta pré-definida do sistema. Essa resposta está relacionada com a capacidade do sistema de validar e armazenar os dados num banco de dados.

0 comentários:

Postar um comentário