quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

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1 - Técnicas para se Trabalhar em Equipe - Módulo II: Vantagens e Desvantagens

1.1 - Desvantagens

Tentar convergir esforços não é uma tarefa simples. Requer-se um longo período de adaptação e implantação da filosofia aos colaboradores até que os resultados comecem a aparecer. É possível esperar muito desgaste para padronizar a comunicação e o sistema de trabalho.

1.2 - Dificuldade de implementar um espírito de equipe

O trabalho em equipe requer compromisso mútuo, características que não coexistem com a individualidade latente do nosso tempo. Assumir a falha alheia como sendo nossa afronta o orgulho e prejudica a visão e julgamento que fazem de nossa capacidade. O maior desafio de quem pretende montar uma equipe bem sucedida consiste em afastar esta tendência e implantar um senso de responsabilidade entre os membros. Em resumo, fomentar o auxílio mútuo.

1.3 - Trabalho individual x trabalho em equipe

A resistência natural de alguns indivíduos que preferem o trabalho individual, ainda que não o assumam publicamente, dificulta ainda mais o processo. Outros terão dificuldade de conciliar sua demanda operacional de rotina com as tarefas do grupo. Os conflitos serão constantes, e nem sempre se limitarão à esfera profissional. A disputa interna e com outras equipes também pode afetar substancialmente as metas traçadas.

1.4 - Diferenças entre os integrantes

Além disso, a administração das diferenças constitui obstáculo igualmente complicado. Nem sempre será possível conciliar interesses e idéias, gerando insatisfação e sentimentos de perseguição. Alguns membros podem se sentir desestimulados ou não acreditar no êxito da empreitada. Pode haver diferentes níveis de participação, diminuindo o espírito de agregação que deve prevalecer sempre.

1.5 - Apoio da organização

A falta de suporte necessária pela organização em face destes riscos e a insegurança do resultado final minam a confiança do grupo, que pode não só fracassar como enfraquecer a eficiência dos seus colaboradores futuramente. O desgaste com reuniões infrutíferas, conflitos com outros funcionários e a decepção com o resultado obtido podem até mesmo prejudicar a visão do funcionário para com o restante da organização.

1.6 - Pensamento de grupo

Alison Hardingham, em sua obra "Trabalho em equipe", aborda uma questão delicada no cotidiano das equipes já consolidadas. O chamado "pensamento de grupo" consiste em uma espécie de acomodação natural que surge paulatinamente, à medida que o grupo vai se fechando. Alguns dos traços que marcam o pensamento de grupo são:
_ uma certeza absoluta de que a equipe está certa;
_ pouco ou nenhum debate sobre os assuntos;
_ muita "parabenização" interna;
_ posição defensiva em relação a críticas ou desafios;
_ um sentimento de "nós contra o mundo";
_ interesses sobre fatos ou opiniões que não os da equipe em declínio.
Uma boa forma de se tentar evitar os efeitos do pensamento de grupo é buscar comentários de pessoas que não fazem parte da equipe. A imparcialidade acaba sendo um fator de grande contribuição nesses casos, uma vez que os próprios integrantes acabam tendo uma grande dificuldade de observar a ocorrência destes fatos em meio ao trabalho que desempenham. Uma saída bem comum é procurar consultorias especializadas.

1.7 - Conclusão dos efeitos negativos

A conclusão que se pode ter é que o trabalho demandará tempo e não terá garantia de dar certo ao final.

1.8 - Vantagens

Agora que já vislumbramos os fatores de desestímulo à união de forças, passemos à análise dos motivos que justificam reunir pessoas diferentes para trabalharem como equipe.

1.9 - Soluções criativas

A troca de experiências viabiliza um maior volume de soluções criativas para um mesmo problema, abrindo um leque de novas perspectivas a partir de idéias novas e reformas construtivas a idéias previamente feitas. A finalidade de gerar resultado é otimizada, uma vez que irá se buscar a melhor alternativa formulada por vários indivíduos que se ajudam mutuamente.

1.10 - Identificação do problema

Até mesmo o próprio processo de identificar o problema pode ser melhor desenvolvido coletivamente. Tendo em vista que a interpretação de um quadro pode variar bastante, permite-se assim uma economia de tempo e convergência do foco de atuação dos colaboradores rumo a um sentido único.

1.11 - Segurança

Outro benefício consiste no auxílio mútuo garante uma maior segurança no planejamento e execução das tarefas. Pessoas inseguras podem contar com o suporte dos colegas e contribuir ativamente estimulados pelo fato de que poderão ser eventualmente corrigidos caso algum erro passe desapercebido no processo de criação.

1.12 - Autoconfiança

Efeito natural advindo deste aumento na segurança é a potencialização da produtividade individual, à medida que aumenta a satisfação e disposição dos integrantes de uma equipe eficiente. Os bons resultados aumentam a auto-estima e confiança geral, além de um clima agradável para exercer as atividades do dia-a-dia.

1.13 - Sentimento de integração

Reflexo desta melhora na qualidade de vida é a satisfação de integrar um projeto, fazendo parte de algo produtivo com que a pessoa possa se identificar e se orgulhar. As perspectivas e projeções futuras servem de estímulo permanente, sobretudo pela expectativa de continuidade de um projeto que esteja apresentando resultados.

1.14 - Benefício pessoal e profissional

Uma prerrogativa do trabalho em equipe é o constante aprimoramento, seja pelo convívio com pessoas de pontos de vista diferentes, como pelos constantes feedbacks que são feitos no desenrolar de uma atividade interativa.

1.15 - Saldo: como reconhecer uma situação que requeira trabalho em equipe

É muito difícil na prática reconhecer a utilidade da formação de uma equipe no caso concreto. Podemos destacar dois fatores que irão influenciar bastante na decisão: o problema a ser resolvido e os recursos disponíveis para resolvê-lo. Se dessa relação for possível vislumbrar uma solução criada e executada por indivíduos isolados ou mediante simples divisão de tarefas, então provavelmente não será preciso unificar os esforços.
A grande dificuldade para estruturar uma equipe eficiente apenas pode ser justificada com base em um desafio que requeira um resultado estrategicamente essencial aos fins da organização. Ou um investimento a médio prazo, como forma de otimizar o trabalho desempenhado pelo corpo de colaboradores desta mesma organização.

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