quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

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1 - Técnicas para se Trabalhar em Equipe - Módulo III: Modelos & Planejamento Estratégico

1.1 - Formando uma equipe

Convém frisar que um grupo composto por excelentes profissionais não irá funcionar bem como equipe se não houver um processo sólido e condições para agregarem seus conhecimentos rumo a um objetivo comum. O bom entrosamento e a celebração dos resultados são alguns dos pilares de uma equipe coesa.
A evolução é gradativa, sendo que no começo em que os colaboradores estão se conhecendo há baixa produtividade, justamente em função da ausência de confiança e entrosamento. Aos poucos as diferenças ganham forma e as discussões se tornam freqüentes. Ocorrem muitas acusações e há insatisfação generalizada
Se a equipe conseguir superar esta etapa começará a ganhar forma e acertar o padrão de trabalho, de modo a aprimorá-lo. O clima melhora e as idéias começam a circular de forma mais participativa e unificada. A tendência é de que com o tempo os esforços fiquem cada vez mais alinhados, com o diálogo prevalecendo e as regras de convivência bem definidas.
Na obra "Equipes de alta performance", os autores Jon Katzembach e Douglas Smith apresentam o conceito de disciplina do líder único e da verdadeira equipe. O termo disciplina não é utilizado por acaso. O foco no resultado final move as ações de ambas as modalidades, sendo que ao final os colaboradores irão compartilhar o resultado, seja ele satisfatório ou não. A idéia é integrar esforços e habilidades complementares, atingindo patamares de sucesso além do que seria possível com a mera soma de trabalhos isolados.

1.2 - A disciplina do líder único

A disciplina do líder único pressupõe uma centralização na figura do líder, de modo que ele tenha a prerrogativa de poder tomar as principais decisões, definir metas e alterar a forma de trabalho a ser desenvolvido pela equipe. Embora possa parecer menos eficiente, em certas situações será a disciplina mais adequada tendo em vista a complexidade do desafio (conforme puder ou não ser atingido pela mera soma das contribuições individuais).
Geralmente, trabalhos padronizados que demandam prazos curtos serão melhor executados dentro do conceito de disciplina por líder único.

1.3 - A disciplina da verdadeira equipe

A disciplina da verdadeira equipe prega a divisão da liderança, de modo que os integrantes irão contribuir efetivamente para formatar o modelo de trabalho a ser desenvolvido, desde as formas de comunicação até a determinação das atividades a serem executadas por cada membro e por todos coletivamente. As decisões partem da pessoa com maior conhecimento técnico da área, de modo que o senso de compromisso é mais intenso, à medida que todos se sentem responsáveis pelos resultados alcançados.
A combinação integrada do know-how de cada um permite resultados mais expressivos do que a mera soma dos talentos individuais. De fato, alguns projetos apenas podem ser executados em equipe, sob pena de se tornarem inviáveis. É o que ocorre com projetos que requerem grandes planejamentos e análises, acarretando impactos relevantes para a empresa.

1.4 - Planejamento

Trata-se de um passo importantíssimo para evitar discussões futuras. Padronizar a forma de trabalho é a primeira etapa do planejamento que existe em qualquer projeto. Aqui os membros irão esclarecer suas dúvidas e buscar prevenir diferenças em termos de importância e volume nos trabalhos a serem desempenhados pelos membros.
Este primeiro contato direto fornece as primeiras impressões e um conhecimento ainda que precário acerca das características individuais. Um levantamento de habilidades e experiências anteriores poderá representar em grandes ganhos de produtividade, especialmente se conciliado com o estabelecimento de regras claras. Afinal, exemplos positivos servem como referência tanto em matéria do que aquele colaborador domina, como problemas pelos quais já passou em outras equipes e como os resolveu.
Dentre as decisões a serem tomadas nesta etapa destacam-se, a título de exemplo: a relação de comportamentos proibidos, a metodologia de tomada de decisões, as ferramentas para soluções de conflitos, matrizes de tarefas, definir os meios de comunicação, freqüência de encontros, divisão de tarefas e funções, etc.
O planejamento deve sempre ter em vista os valores e objetivos pretendidos pela organização mantenedora da equipe. A conjuntura de quem patrocina e solicita a formação do vínculo entre os integrantes deve nortear os objetivos traçados pelos mesmos. O resultado a ser perseguido dentro do prazo previamente convencionado deverá assumir a condição de meta comum dos participantes, que irão gozar dos benefícios de sua conquista, ou os efeitos de seu fracasso.

1.5 - Objetivos e metas

O foco no resultado é pilar estrutural do trabalho em equipe, de modo que toda sistemática de como se desenvolverão as atividades precisará de constante monitoramento, amparado por uma comunicação clara entre os membros.
O resultado final a ser alcançado deve proporcionar um desafio atingível, provocando a capacidade de cada membro da equipe, desafiando-a. A primeira medida a fazer é subdividir o objetivo em metas menores, passíveis de conquistas paulatinas e que irão manter o foco de todos no desenrolar da atividade.
A definição em conjunto do objetivo possibilitará uma ampla discussão de idéias e compreensão clara dos termos ao final desta etapa. Isto será importante para coordenar os esforços na mesma linha de raciocínio e propiciar saídas alternativas e criativas para os problemas.
A idéia central que deve nortear essas primeiras conversas é que o objetivo deve refletir "o que foi pedido", e não "o que deveriam pedir". Uma vez assimilado o contexto e importância do objetivo, será bem mais fácil assegurar o comprometimento mútuo.

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