sábado, 27 de agosto de 2011

on
Atualmente, a web tem se caracterizado como um dos maiores mecanismos de disseminação de informações. Paralelamente à rescente utilização deste veículo e conseqüente crescimento de informações disponíveis, é necessário a aplicação de conceitos de Banco de Dados para tornar possível os processos de gerenciamento e utilização das mesmas. O enfoque central dá-se ao fato de que os dados contidos na rede são formados por textos, figuras, arquivos de áudio e vídeo, sendo estes dados considerados não estruturados . Desta forma, torna-se mais complexo o processo de gerenciamento destes dados do que em bancos de dados convencionais. Juntamente com as técnicas de BD, outras tecnologias visam igualmente ajudar na tarefa de administração, entre as quais pode-se citar a inteligência artificial e a hipermídia. Entretanto, com relação à aplicação de conceitos de BD, é possível destacar três classes de problemas relacionadas à administração da informação: modelagem e pesquisa, extração e integração de dados e, por último, construção e reestruturação de web sites.

Para realizar as tarefas supra citadas, deve-se utilizar um método de modelagem do domínio (WWW). É necessário modelar a própria Web, estrutura dos sites, estrutura interna das páginas e o conteúdo dos sites em granulações menores que uma página. Devido às características dos dados semi-estruturados, é importante a capacidade de pesquisa no esquema, sendo esta suportada por linguagens de consultas de dados semi-estruturados por meio de variáveis de arcos.

Existem outras características dos modelos de dados da web, como construções específicas na sua representação. Deve-se representar as páginas, bem como suas conexões, que podem ser para a mesma página ou então para outros sites. Estes modelos diferem de outros, na habilidade de modelar a ordem dos elementos do banco de dados, na modelagem de estruturas de dados aninhados e apoios para tipos de coleções de elementos, como por exemplo, matrizes. Todos os modelos aqui mencionados representam somente estruturas estáticas. A modelagem de estruturas de sites, não considera páginas dinâmicas criadas por interações de usuários. Um aspecto importante das linguagens de pesquisa na web é a necessidade de estruturas complexas como consultado de uma pesquisa. Por isso, suas expressões de consultas contém componentes estruturados além do tradicional componente de filtragem dos dados.

0 comentários:

Postar um comentário