Programação de projeto
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Dividir o projeto em tarefas e estimar tempo e
recursos exigidos para completar cada tarefa.
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Organizar as tarefas de forma concorrente para
otimizar o uso da força de trabalho.
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Minimizar dependências entre as tarefas para
evitar atrasos causados por uma tarefa esperando para que outra seja
completada.
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Dependente da intuição e da experiência dos
gerentes de projeto.
Problemas de programação - É difícil estimar a dificuldade dos problemas e, como conseqüência, o custo de desenvolver uma solução.
- A produtividade não é proporcional ao número de pessoas trabalhando em uma tarefa.
- Adicionar pessoas a um projeto atrasado o torna mais atrasado ainda, em função da sobrecarga de comunicação.
- O inesperado sempre acontece. Deve-se ter sempre um plano de contingência.
Diagramas de barra e redes de atividades
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Notações gráficas utilizadas para ilustrar a
programação de projeto
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Mostram a divisão do projeto em tarefas. As
tarefas não devem ser muito pequenas. Elas devem tomar uma semana ou duas.
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Diagramas de Atividade mostram as dependências
entre as tarefas e o caminho crítico.
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Diagramas de Barra mostram a programação contra
o tempo do calendário.
Gerenciamento de riscos - O gerenciamento de riscos preocupa-se em identificar os riscos e traçar planos para minimizar seus efeitos em um projeto.
- Um risco é uma probabilidade de alguma circunstância adversa acontecer
1. Os riscos de projeto afetam o planejamento e os recursos
2. Os riscos de produto afetam a qualidade ou desempenho do software em desenvolvimento
3. Os riscos de negócio afetam a organização que está desenvolvendo ou adquirindo o software.
O processo de gerência de riscos
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Identificação de riscos
Identificar riscos de projetos, de produto e de negócios
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Análise de riscos
Avaliar as possibilidades e as conseqüências desses riscos
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Planejamento de riscos
Traçar planos para evitar ou minimizar os efeitos dos riscos
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Monitoração de riscos
Monitorar os riscos durante todo o projeto. Identificação dos riscos
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Riscos tecnológicos
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Riscos com pessoal
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Riscos organizacionais
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Riscos de requisitos
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Riscos de estimativas
Análise de riscos
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Verificar a probabilidade e seriedade de cada
risco
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A probabilidade pode ser muito baixa, baixa,
moderada, alta ou muito alta.
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Os efeitos dos riscos podem ser catastróficos,
sérios, toleráveis ou insignificantes.
Planejamento de riscos
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Considerar cada risco e desenvolver uma
estratégia para gerenciar aquele risco
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Estratégias preventivas
A probabilidade de que o risco irá surgir será reduzida
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Estratégias de minimização
O impacto do risco no projeto ou produto será reduzido
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Planos de contingência
Se o risco surgir, os planos de contingência serão utilizados para
lidar com aquele risco. Monitoramento de risco
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Avaliar cada risco identificado regularmente
para decidir se ele está se tornando menos ou mais provável
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Avaliar também se os efeitos do risco têm sido
alterados.
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Cada um dos riscos principais deve ser discutido
em reuniões de progresso de gerenciamento.
Pontos principais
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Uma boa gerência de projetos é essencial para o
sucesso de um projeto
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A natureza intangível do software causa
problemas para o gerenciamento
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Os gerentes tem papéis diferentes, mas suas
atividades mais significativas são o planejamento, a estimativa e a programação
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O planejamento e a estimativa são processos
iterativos, que continuam durante o curso de um projeto.
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Um marco de projeto é o resultado previsto de
uma atividade em que algum relatório formal de progresso deve ser entregue à
gerência.
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Os riscos podem ser riscos de projeto, riscos de
produto ou riscos de negócios
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O gerenciamento de riscos preocupa-se em
identificar riscos que podem agetar o projeto ou o planejamento para garantir
que esses riscos não se constituam em ameaças maiores.
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