sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

on
Orientada à objetos

Java é uma linguagem puramente orientada à objetos pois, com exceção de seus tipos primitivos de dados, tudo em Java são classes ou instância de uma classe. Java atende todos os requisitos necessários para uma linguagem ser considerada orientada à objetos que resumidamente são oferecer mecanismos de abstração, encapsulamento e hereditariedade.

Independente de plataforma

Java é uma linguagem independente de plataforma pois os programas Java são compilados para a forma de código denominada BYTECODES que utiliza instruções e tipos primitivo fixo, ordenação BIG-ENDIAN e uma biblioteca de classes padronizadas. Os BYTECODES são como uma linguagem de máquina destinada a uma única plataforma.

Sem ponteiros

Java não possui ponteiros, isto é, Java não permite a manipulação direta de endereços de memória nem exige que os objetos criados seja destruídos livrando os programadores de uma tarefa complexa. Além disso a JVM possui um mecanismo automático de gerenciamento de memória conhecido como GARBAGE COLLECTOR, que recupera a memória alocada para objetos não mais referenciados pelo programa.

Linguagem robusta

Além disso, Java é uma linguagem bastante robusta, oferece tipos e ponto flutuante compatíveis com as especificações IEEE, suporte para caracteres UNICODE, e é extensível dinamicamente além de ser naturalmente voltada para o desenvolvimento de aplicações e rede ou aplicações distribuídas.
Tudo isso torna o Java uma linguagem de programação única.

Java é uma linguagem orientada a objetos.  O Olá Mundo! feito em linguagem Java.
// Olá mundo em java.

// Arquivo BemVindo.java.

public class BemVindo {

   public static void main(String[] args) {

      System.out.println("Olá Mundo!");

   }

} 

Explicando o Olá Mundo!

Iniciaremos pela linha 3, public class BemVindo onde existe uma definição de classe. Cada arquivo java tem, pelo menos, uma classe definida e uma classe pública. O nome da classe pública deve ser o mesmo do nome do arquivo, considerando a propriedade case-sensitive da linguagem. Mais a frente será tratado a visibilidade dos identificadores. Por convenção todo a nome de classe deve iniciar com uma letra em maiúscula e a cada nova palavra a primeira letra também deve ser maiúscula, como no exemplo.
Na linha 4, public static void main (String [] args) existe a definição de um método. Este método é essencial para todo o programa java. O método main é o que será chamado para iniciar a execução da aplicação, é o início de tudo. Este método deve ser público public, estático static, sem retorno (void) e deve possuir um array de cadeia de caracteres String [] como parâmetro. Nesta cadeia de caracteres é que virá os argumentos / parâmetros da aplicação.
Na linha 5, System.out.println (" Olá Mundo! "); existe uma chamada de método. É a primeira e a última linha de código que será executada pelo interpretador Java. System é uma classe que mantém uma série de configurações sobre o sistema que a máquina virtual está executando. Uma dessas configurações é o atributo público out, que define o local onde está a saída padrão. O atributo out é uma variável de escrita da classe PrintStream que possui o método println (). Este método é quem irá enviar a mensagem Olá Mundo! para o prompt ou shell exibir.

Comentários e documentação

Analisando o código, pode-se constatar que a linha 1 e a linha 2 possuem os caracteres // o que significa que são comentários de programa. Este é o comentário de linha e tudo que estiver depois da // não será compilado. Para fazer um comentário com mais de uma linha, o comentário de bloco, utiliza-se a construção /* e */. Os caracteres /* abrem um bloco de comentário e */ fecham o bloco.
 
Comentário de bloco
         
 /** Aplicação Hello Word */

                 Nome da classe
                           
Public static Hello Word

0 comentários:

Postar um comentário