quarta-feira, 3 de novembro de 2010

on
O projetista deve estar seguro de que o usuário consegue entender o significado das telas e seu conteúdo. A legibilidade da informação , o uso adequado de espaços em branco na interface é tão importante quanto o texto apresentado aumentando a legibilidade da tela. O uso de abreviaturas desconhecidas, mensagens pobres, entradas longas ( tabelas com grande números de entradas por exemplo) devem ser avaliadas. O projeto com menos elementos por tela pode muitas vezes requerer um número maior de janelas e caixas , mas a simplicidade visual do projeto pode vir a ser mais importante.
A posição, ordem, espaçamento, forma, ortografia deve ser consistente na interface.     O usuário espera e deseja consistência, ele sente-se familiarizado com a interface, ele não se sente preocupado sobre como será a apresentação ou como o sistema irá reagir após uma determinada ação. Na localização de títulos de janela, por exemplo, ao centralizarmos todos os títulos, o usuário reconhece e interpreta a informação rapidamente de uma tela para outra. Através da consistência cumprimos nossa tarefa de fazê-lo aprender o processo tão rapidamente e livre de problemas quanto possível.
O uso de palavras desnecessárias em mensagens, textos, rótulos e documentações devem ser evitados. O uso de espaços em branco para separação de textos, campos de entrada, campos de saída e outros objetos da interface melhoram a legibilidade. Quando a informação apresentada ou informada ao sistema é de vital importância, o uso generoso do espaço em branco é fundamental para o reconhecimento e conferência visual da informação. Tullis (1988) sugere que a densidade de apresentação de uma caixa de diálogo ou janela não deve ultrapassar os 40%. Para telas de apresentação de texto          (como telas de ajuda) recomenda 50% de espaço em branco. Se isto não for possível pelo número de informações considere o uso de duas telas.
Quando o uso de espaço em branco é um recurso escasso considerando-se a quantidade
de informação a ser apresentada na tela, deve ser considerado o uso de colunas. O alinhamento da informação em colunas reduz a necessidade do espaço em branco, colunas organizam a informação automaticamente em nossas mentes.
A tela deve ser simples, a apresentação de dados e objetos desnecessários que apenas aumentam a densidade da tela dando ao usuário a impressão de que a tela é um grande “amontoado” de informações, deve ser evitada.
O layout da tela deve ser balanceado. A tela deveria de ter aproximadamente a mesma quantidade de texto e caracteres gráficos em cada metade da tela (em cima, em baixo, direita e esquerda). O teste de balanceamento da tela pode ser realizado traçando uma linha 5 imaginária verticalmente ou horizontalmente através do meio da tela. As metades devem conter proporcionalmente a mesma quantidade de textos ou campos de dados.

0 comentários:

Postar um comentário